Linha de Investigação 3

LINHA DE INVESTIGAÇÃO

O Impacto da Alteração Demográfica nas Despesas de Saúde

Investigadora Responsável

 

 

 

Equipa

 

Prof. Doutor José Braga Vasconcelos

Prof. Doutor Paulo Moreira

Prof. Doutor Pedro Cruz

 

 

Objetivo Central

 

  • Desenvolver um método prospetivo consistente para estimar as despesas futuras com saúde considerando os fatores que afetam as despesas privadas e públicas.

 

  • Será utilizado um modelo estocástico para efetuarmos projeções das despesas com saúde considerando variáveis demográficas e outros itens ligados à idade e saúde dos indivíduos obtidos em base de dados de referência, tais como as bases de dados de saúde da OCDE (2014), INE, Pordata e inquéritos como o SHARE - Survey on Health, Ageing and Retirement in Europe.

 

  • A discussão das variáveis mais adequadas precederá a análise da base de dados e a comparação entre a realidade Portuguesa e a dos países da União Europeia (WHO, 2002) e países de língua oficial Portuguesa.

 

  • Este projeto incorpora a conceção e desenvolvimento de uma base de dados integrada de suporte ao registo e manipulação dos dados e respetivas projeções.

 

 

 

Outputs esperados

 

  • Será investigado se este aumento das despesas em saúde se explicará em grande medida com o aumento das despesas per capita associadas ao envelhecimento ou aumento da prevalência de doenças crónicas.

 

  • Diferentes cenários probabilísticos serão concebidos considerando as principais alterações demográficas, entre elas, a do envelhecimento, bem como fatores na área da saúde, tais como o aumento da prevalência de doenças crónicas.

 

  • Pretende-se desenvolver e implementar um protótipo (software) Web para o tratamento e visualização dos dados e projeções de saúde propostos, visando responder a necessidades de informação, tomada de decisões e definição de políticas por parte das instituições públicas e privadas (por exemplo, hospitais, seguradoras, e centros de investigação na área da saúde pública).

 

Publicações

 

Paralta, S., Combadão, J., Vasconcelos, J., ET AL. Costs of DIABETES IN PORTUGAL. CESOB, Universidade Atlântica.

Vasconcelos, J.; Combadão, J.; Paralta, S.; Pérez, J. ET AL. AN EXPLORATORY RESEARCH AND INFORMATION SYSTEM ARCHITECTURE FOR THE PROJECTION OF COSTS OF DIABETES IN THE IBERIAN PENINSULA. CESOB, Universidade Atlântica. Em colaboração com investigadores da Universidade Loyola Andalucía (restantes: BAYA, D.; COSANO, M.; MUÑOZ, P.; HASTINGS , I.; TORRES, M).

Combadão, J.; Paralta, S.; Vasconcelos, J.; Moreira, P.; Antunes, M.; Aguiar, A.; Cruz, P. AN IMPACT OF THE DEMOGRAPHIC EVOLUTION ON HEALTH CARE EXPENDITURES. CESOB, Universide Atlântica.

Aguiar, J.; Combadão, J.; Paralta, S.; Vasconcelos, J.; ET AL. APPLIED RESEARCH METHODS. CESOB, Universidade Atlântica.

 

Copyright © All Rights Reserved